A Melhor Linha de Produtos para Laboratórios.

Terapia baseada em edição genética poderá levar à remissão quadros graves de doenças do sangue

Terapia baseada em edição genética poderá levar à remissão quadros graves de doenças do sangue

A francesa Emmanuelle Charpentier e a americana Jennifer Doudna foram vencedoras do Prêmio Nobel de Química de 2020, em razão do trabalho em investigar o comportamento da bactéria Streptococcus pyogenes, que causa uma simples amigdalite mas também pode levar a uma infecção generalizada.


The outcome of invasive S. pyogenes infection is regulated by an interplay  between human STING genotype and bacterial NADase activity


As cientistas perceberam que, ao se defender do ataque de um vírus — sim, vírus atacam bactérias —, esses microrganismos capturam pequenas partes do genoma viral e as guardam no próprio DNA. Quando um novo bombardeio virológico acontece, as bactérias já são capazes de se lembrar da sequência e tal matriz se conecta aos genes do invasor. Entra em ação, nesse ponto, uma enzima que corta o DNA viral e o inativa.

Mais um viva à ciência: a tesoura de DNA que poderá curar anemia falciforme  - 21/01/2021 - UOL VivaBem


Esse mecanismo natural foi a fonte de inspiração para a técnica que ganhou o apelido de “tesouras genéticas” e que poderá levar à remissão de quadros graves de doença falciforme e talassemia beta, dois distúrbios do sangue por trás de sintomas incapacitantes, como anemia severa e dores intensas.

Fonte: https://linkin.bio/vejanoinsta

Compartilhar: